MESTRADO

Mestrado FADISP

Aprovados no Mestrado e Doutorado FADISP


Apresentação do programa

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) da FADISP intenciona propiciar o coroamento da formação científica de operadores do Direito por meio da verticalização dos estudos em obediência às diretrizes a seguir:

  • Qualificar pesquisadores, professores, julgadores, representantes do Ministério Público e advogados;
  • Estimular e desenvolver a pesquisa científica;
  • Contribuir para que pesquisas sejam voltadas para a expansão qualitativa do Direito;
  • Propiciar a integração dos estudos jurídicos no processo de desenvolvimento social e econômico do país, de modo a ressaltar sempre a função social do Direito;
  • Desenvolver o estudo do Direito em nível científico, sistematizando-o a partir de noções sólidas extraídas da Filosofia, do Direito e da Sociologia, e harmonizando-o com os novos rumos, em face das necessidades do mundo atual;
  • Estimular a crítica doutrinária e jurisprudencial mediante pesquisa e elaboração de trabalhos;
  • Habilitar o pesquisador para o exercício do ensino superior.

Características do Município de São Paulo - Área em que a FADISP oferece o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

A cidade de São Paulo, uma das três maiores metrópoles do mundo, é a principal cidade do estado de São Paulo (maior pólo de desenvolvimento da América Latina). Com posição geográfica privilegiada, destaca-se por ser um grande celeiro de oportunidades. Os números atestam a grandeza deste que é o mais moderno e cosmopolita de todos os estados brasileiros, sendo o maior mercado consumidor do Brasil (com quase 22% da população brasileira).


Coordenação Titular - Dra. Giselda Maria Fernandes N. Hironaka

Bacharel, Doutora, Livre Docente e Titular pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) - Professora Titular de Direito Civil na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) - Ex Procuradora Federal - Coordenadora Titular da Faculdade Autônoma de Direito - FADISP - Consultora Pedagógica das Faculdades Alves Faria - ALFA (Goiânia) - Árbitra de Tribunal Arbitral constituído para decidir controvérsias entre particulares, nacionais e estrangeiros - Diretora Regional (sudeste) do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Coordenador Adjunto - Dr. Thiago Lopes Matsushita

Membro do Conselho Estadual da Educação de São Paulo (DOE de 21/09/2018, Poder Executivo - Seção I, p. 3). Diretor Acadêmico da Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Autônoma de Direito - FADISP. Professor da Universidade de Siena - Itália, através do Contrato de Trabalho Autônomo com Atribuição Individual junto ao Departamento de Estudos Fiscais e Jurídicos, decorrente do Aviso Publico no 4 de 20/08/2018. Professor Assistente-Doutor da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em Direito da PUC/SP, onde ministrou disciplinas para o Mestrado e Doutorado em conjunto com o Professor Jorge Viñuales da Universidade de Cambridge com financiamento da CAPES/MEC pela Escola de Altos Estudos (2013), com o Professor Ralph Wilde do College of London com financiamento da CAPES/MEC pela Escola de Altos Estudos (2014), com o Professor Marcos Sacristan Represa da Universidade de Valladolid com financiamento da CAPES/MEC pelo PNPD (2016) e com a Professora Giorgia Pavani da Universidade de Bolonha com financiamento da CAPES/MEC pelo PNPD (2017). Co-coordenador da Summer School em "Democracia e Desenvolvimento" na Universidade de Siena, desde 2015. Vice-Coordenador da Graduação em Direito da PUC/SP (08/2013 a 07/2017). Assessor da Pró-Reitoria de Pós-graduação da PUC/SP (01/2009 a 11/2012). Membro Titular do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES/MEC (07/2008 a 03/2011), conforme Portaria da CAPES no 38, de 10 de fevereiro de 2010, devidamente publicado no DOU, página 7 da Seção 2, de 11/02/2010. Consultor acadêmico para a criação e supervisão dos Programas de Mestrados Acadêmicos da Escola Paulista de Direito - EPD, do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA e do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET e do Mestrado Profissional do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT, todos devidamente aprovados pela CAPES/MEC. Professor Visitante nas seguintes Universidades Estrangeiras: Cambridge University, Université Paris 1 - Pantheon Sorbonne, Glasgow University, London School of Economics-LSE, Università di Siena, Università di Bologna, Università di Roma La Sapienza, Università LUMSA, Universidad de Salamanca, Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Valladolid, Universidade do Minho, Universidad Iberoamericana, Universidad del Rosario, Universidad Libre de Colombia, Universidad Sergio Arboleda e na Universidad del Atlantico.


Informações sobre o Processo Seletivo

Para saber mais sobre inscrição, valores, locais e conteúdos das provas, acesse aqui


Informações sobre o Mestrado FADISP

E-mail: lauro.ishikawa@unialfa.com.br
Fone: (11) 3061-0212