Comissão Própria de Avaliação - CPA

O que é a CPA

Apresentação:

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Autônoma de Direito - FADISP é responsável por realizar o processo de autoavaliação permanente da instituição com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades; possibilitando o aprimoramento da qualidade nos serviços educacionais ofertados.

Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a FADISP execute ações para corrigir as fragilidades, aprimorar seus processos e manter/incrementar as potencialidades identificadas.

A CPA é composta por representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica, buscando em suas avaliações uma pluralidade de percepções discentes, docentes e administrativos. A compreensão da autoavaliação é a de que através da dialogicidade há possibilidade para uma maior integração da comunidade da FADISP, melhoria das relações humanas e ampliação da qualidade da educação superior. Assim, salienta-se a finalidade da autoavaliação institucional como sendo:

  • Consolidar o compromisso social, científico e cultural da FADISP
  • Estimular o processo de autoavaliação e autocrítica, como elementos fundamentais para o crescimento pessoal, coletivo e institucional;
  • Garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão;
  • Implantar um processo contínuo de avaliação institucional;
  • Planejar e redirecionar as ações da Instituição a partir da autoavaliação institucional;
  • Promover o desenvolvimento de uma cultura de avaliação institucional na FADISP.
  • Garantia de uma cultura institucional atenta à diversidade, à dignidade e aos direitos da pessoa humana.