Ir para o site: UNIALFA ALFA/SP FADISP

Informações: (11) 2395-7500

Grupo José Alves

Publicações

Publicações

10/12/2021

FADISP vence "Liga Acadêmica de Práticas Jurídicas"

 A sessão contou com alunos da FADISP e da Faculdade Eduavale de Avaré com a cooperação do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP)

 

Nessa última quarta-feira (08/12), os alunos de graduação do curso de Direito, da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), finalizaram a atividade de simulação de sessões de julgamento em Segunda Instância. A atividade acadêmica contou com o suporte do professor Joaquim Eduardo Pereira e do professor Lauro Ishikawa.

Na Liga Acadêmica de Práticas Jurídicas (LAPJ), cada equipe preparou por escrito recursos a serem defendidos. Os acadêmicos tinham dez minutos para apresentá-los. Ao fim da apresentação a comissão de julgamento avaliavam o documento e o desempenho das equipes.

O professor de Direito da FADISP, Joaquim Eduardo ressaltou o sucesso da apresentação entre os graduandos. "Foi uma experiência muito rica. Os estudantes assumiram um protagonismo, fizeram ótimos trabalhos e excelentes pesquisas".

Para Fernando Borgonori, um dos discentes participantes da Liga, a atividade trouxe oportunidade de construir os argumentos de uma peça, com a complexidade de um caso real. Já para o aluno Anderson Ribeiro, a apredizagem foi engrancedora, pois os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durantes as aulas.

Segundo o professor, os Magistrados leram tudo com cuidado, deram vários apontamentos, durante todo o processo de avaliação, explicando e fazendo observações aos desenvolvimentos dos estudantes.

Apesar dos alunos da FADISP, terem sido os vitoriosos da LAPJ, o professor Joaquim pontua. "A questão ali não era nem ganha e nem perde e sim ver o desempenho de como eles trabalharam. Foi muito gratificante poder acompanhá-los e participar desse processo. Todos ganharam muito, no final os alunos estavam em êxtase."

A acadêmica de Direito da FADISP, Lia Fukelman, ressalta que o trabalho com os colegas, com a orientação dos professores é muito enriquecedor. "Certamente atividades como essa agregam muito na nossa formação."

A participante da Liga Acadêmica de Práticas Jurídicas, Barbara Flores, espera que no próximo ano tenham mais projetos como este. "Foi uma experiência maravilhosa. Aprendi como funciona o desenrolar de um processo."

Os alunos também puderam refletir ao final da sessão pontos importantes sobre o mercado de trabalho, por exemplo, como se dirigir aos Magistrados e aos colegas de julgamento. A sessão contou com alunos da FADISP e da Faculdade Eduavale de Avaré, com a cooperação do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP).

Graduação

FADISP nas Redes Sociais