AS JUSTIFICAÇÕES DO ESTADO E SEU FUNDAMENTO CONTRATUALISTA NA MODERNIDADE

Autores

  • JOÃO ROBERTO GORINI GAMBA Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Este trabalho objetiva o estudo das principais teorias voltadas à justificação do estado, centrando-se na análise da teoria contratualista como justificação do estado moderno. Buscando remontar as bases filosóficas sobre as quais o conceito de estado será erigido na modernidade, analisamos a teoria aristotélica, conforme o clássico entendimento de Aristóteles de que o homem é um animal social; as teorias teológico-religiosas, que justificaram o estado a partir da referência ao sagrado; e, por fim, a teoria contratualista, fundamento filosófico do estado moderno segundo a visão aqui empregada e que o justifica com base na razão.

Biografia do Autor

JOÃO ROBERTO GORINI GAMBA, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando e Mestre em Filosofia do Direito pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Teoria Geral do Estado e Ciência Polí­tica na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Advogado. 

Downloads

Publicado

2018-01-08

Como Citar

GAMBA, JOÃO ROBERTO GORINI. AS JUSTIFICAÇÕES DO ESTADO E SEU FUNDAMENTO CONTRATUALISTA NA MODERNIDADE. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/343. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos