O DANO INSTITUCIONAL, O DANO MORAL E A APLICAÇÃO DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE ÀS PESSOAS JURÍDICAS NO BRASIL

Autores

  • José Sebastião de Oliveira Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR)
  • Rodrigo de Camargo Cavalcanti Pós-Doutorando em Ciências Jurí­dicas pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR)

Resumo

Através de uma metodologia dedutiva, por meio de pesquisa bibliográfica atinente ao tema, especialmente doutrinária em documentos e obras desenvolvidos no Brasil, o presente artigo analisa a aplicabilidade do dano moral sobre a proteção dos Direitos da Personalidade às pessoas jurí­dicas no Brasil, desenvolvendo nessa seara o conceito, ainda tratado de forma incipiente tanto na doutrina quanto na jurisprudência brasileiras, de dano institucional. Para isso, primeiramente trata da pessoa fí­sica e sua relação com os Direitos da Personalidade, sendo que, em seguida, aborda esses Direitos em face da pessoa jurí­dica. Posteriormente, analisa a relação entre as pessoas jurí­dicas com finalidade lucrativa e o dano moral, e, após, realiza-se breves comentários sobre o dano moral e as pessoas jurí­dicas sem fins lucrativos. Adiante, trata-se especificamente do dano moral, e, como conclusão, aborda esse dano como necessário substituto do dano moral em face das pessoas jurí­dicas a fim de se estabelecer uma teoria coerente e sistêmica de Direito constitucional e civil.

Biografia do Autor

José Sebastião de Oliveira, Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR)

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Maringá (1973), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (1984), doutorado em Direito pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1999) e pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor da graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (mestrado) do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurí­dicas do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, famí­lia, sucessões, responsabilidade civil, e também em metodologia do ensino jurí­dico.   

Rodrigo de Camargo Cavalcanti, Pós-Doutorando em Ciências Jurí­dicas pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR)

Pós-Doutorando em Ciências Jurí­dicas pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR) com Bolsa de Pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES; Doutor e Mestre em Direito pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo.  

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

OLIVEIRA, José Sebastião de; CAVALCANTI, Rodrigo de Camargo. O DANO INSTITUCIONAL, O DANO MORAL E A APLICAÇÃO DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE ÀS PESSOAS JURÍDICAS NO BRASIL. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 1, 2017. Disponível em: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/334. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos