NOTÍCIAS

Fique de olho nas tendências

26/10/2020

*Auricicero Sousa

Conheci Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo, em 2010, através da leitura de seus livros e foi amor à primeira vista! Me encantei com a forma como Bauman conceituava a humanidade, como ele tratava as relações sociais, como ele mostrava um novo mundo que, carinhosamente, chamava-o de "líquido".

Apesar de estarmos vivendo a rapidez da evolução tecnológica, os conceitos de sociedade apresentados por Bauman pareciam não se encaixar com perfeição no cenário atual. Foi então que, em março de 2020, refiz a leitura do livro "Tempos Líquidos" e, claramente, foi possível compreender que estávamos vivendo em maior proporção e mais fervor o que ele descrevera, ou seja, nossas relações sociais, econômicas e de produção estavam fragilizadas, totalmente fugazes e extremamente maleáveis, como são as coisas líquidas.

Se antes (até a década de 1960) vivíamos uma era sólida, principalmente em relação às relações humanas, sociais, pensamento e ciência, a partir dos anos de 1970 a sociedade, segundo Bauman, passou a movimentar-se de forma fragilizada, principalmente, porque as relações industriais passaram a pressionar as relações sociais e humanas, abrindo um hiato entre as pessoas e as empresas.

De 1970 a 2020 são 50 anos de grandes acontecimentos no mundo. No Brasil, saímos de uma ditatura, trocamos de moeda, devastamos a Amazônia, elegemos presidentes, tiramos presidentes, privatizamos, ganhamos a Copa do Mundo... e em março de 2020, assim como o resto do mundo, fomos pego de surpresa com um vírus (SARS-CoV-2) que começou oficialmente na China e foi se espalhando pelo mundo, até chegar por aqui.

A Covid-19, também chamado de Coronavírus, é resultado deste novo tempo, ou seja, mais que globalizado, somos totalmente líquidos, estamos realmente conectados uns aos outros e um acontecimento, em qualquer parte do mundo, afeta todos nós.

Para sobreviver neste novo cenário, já previsto por Bauman, é necessário colocarmos em prática algumas habilidades. A fim de melhor compreensão, segue uma relação de algumas habilidades que serão valorizadas:

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: é preciso aprender a lidar com o desconhecido e sem entrar em pânico. É necessário controlar a ansiedade, mesmo estando em um cenário caótico. Só com inteligência emocional você será capaz de gerenciar sua carreira e sua vida pessoal.

RESILIÊNCIA e FLEXIBILIDADE: é necessário compreender que as mudanças acontecerão e que você precisa estar preparado, pois essas mudanças farão parte da sua vida. É preciso entender que nesse novo tempo você vive num mundo de incertezas e repleto de novidades, ser flexível, sem esquecer a ética, é fundamental para sobrevivência.

CRIATIVIDADE: esta será a moeda da nova década. Sobreviverão aqueles que utilizarem desta fonte inesgotável concedida aos seres humanos. Será necessário tomar posse do conceito de "falha" no Vale do Silício, ou seja, falhar não significa fracassar. No vale do Silício quando o empreendedor falha, e não permanece na falha, é considerado uma pessoa privilegiada, pois está muito mais próxima do objetivo planejado do que aquele que não está tentando.

Este novo cenário exige das pessoas um olhar 360º para criar e viver em um mundo onde, além das habilidades já citadas, a empatia será essencial para a sobrevivência. Chegamos em um momento onde será necessário exercer aquele ensinamento que ultrapassou gerações: "ama ao próximo como a ti mesmo", estamos na mesma bolha, num mesmo espaço, respirando o mesmo ar. A crise de 2020 traz como grande lição a necessidade de compreensão e que não podemos viver sozinhos; é preciso entender que a minha atitude reflete em toda a cadeia e todos serão afetados: pessoas, empresas, governo.

A partir de agora a tendência será sermos cada vez mais resilientes, flexíveis, criativos e saber dominar nossos impulsos. Precisamos aprender que nesse novo tempo, partindo de um conceito que nasceu no final dos anos de 1990, as coisas mudarão e acontecerão de forma volátil, incerta, complexa e ambígua.

Se você incluir este novo perfil de sociedade em sua vida pessoal e profissional, as chances de sucesso no pós-pandemia serão enormes. E não esqueça: é preciso estar atento às novidades.

Auricicero Sousa - É professor dos cursos de Negócios da UNIALFA. Sua área de formação é Administração e Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Pessoas e Liderança.

voltar