NOTÍCIAS

FADISP realiza simpósio sobre Reforma Protestante e Legado no Direito

12/09/2017

O curso de Direito da FADISP realiza, no dia 13 de setembro, o Simpósio "500 Anos de Reforma Protestante e o Legado no Direito", sob a organização dos professores Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes e Me. Josué Ricardo Menossi de Freitas.

O evento acontece no Auditório da Unidade Pinheiros, na Rua João Moura, n.º 313, Pinheiros - SP. Tem como objetivo abordar o desenvolvimento do pensamento jurídico na matriz filosófica reformacional.

Confira a programação:

MANHÃ

8h20 - Abertura

 

8h30 às 9:20 - "Calvino e o Direito"

Christian Brially de Medeiros

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP.

Professor de Teologia Sistemática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

9:20 às 10h10 - "Reforma Protestante: o alvorecer da liberdade religiosa e as tendências atuais do ensino religioso".

Paulo Henrique da Silveira Chaves

Professor Associado na UFU - Universidade Federal de Uberlândia; Doutor pela FADISP; Mestre pela PUC/SP, bacharel pela UFU.

 

10h10 às 10h30 - Intervalo

 

10h30 às 11h20 - "São Tomás de Aquino e a vida in multitudine"

Henrique Garbellini Carnio

Doutor e mestre em filosofia do direito pela PUC/SP. Pós-doutor em Filosofia pela UNICAMP. Professor permanente do programa de mestrado e doutorado da FADISP. Advogado.


11h20 às 12h10 - "Os Monarcômacos e o Direito de Resistência"

Gerson Leite de Moraes

Doutor em Ciências da Religião pela PUCSP. Doutor em Filosofia pela UNICAMP. Professor do Mestrado em Ciências da Religião da UPM.

 

NOITE

 

19h10 às 19h50 - "500 Anos da Reforma Protestante e o Legado no Direito: matriz jusfilosófica".

Josué Ricardo Menossi de Freitas

Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP (Bolsa Capes - Ministério da Educação do Brasil), Especialista em Direito Público pela FDDJ, Bacharel em Direito pela FMU. Advogado.

 

19h50 às 20h35 - "500 Anos da Reforma Protestante e o Legado no Direito: a pluralidade como possibilidade e como exigência"

Marcio Anatole de Sousa Romeiro

Mestre e doutor em filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professor de História na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Tradutor francês-português, particularmente de obras filosóficas.

 

20h35 às 20h50 - Intervalo

 

20h50 às 21h35 - "500 Anos da Reforma Protestante e o Legado no Direito Processual: o Tribunal de Genebra"

Rodrigo Martiniano Tardeli

Bacharel, pós-graduado e mestrando em Direito. Especialista em Direito Civil, Processo Civil, História do Direito e Direito Canônico.

 

21h35 às 22h15 - "500 Anos da Reforma Protestante e o Legado no Direito Administrativo e no Direito Constitucional"

Silvio Gabriel Serrano Nunes

Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo, Estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne (Bolsa Capes - Ministério da Educação do Brasil). Advogado. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Autônoma de São Paulo. Professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo na Universidade Nove de Julho. Pesquisador das repercussões da Reforma Protestante na Filosofia Política e no Direito Constitucional.

 

voltar