NOTÍCIAS

FADISP oferta disciplina de Direito Financeiro

20/04/2021

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, aprovou a na última quarta-feira (14/04), a resolução que inclui na grade obrigatória de graduação de Direito, a disciplina de Direito Financeiro, reivindicada pela Sociedade Brasileira de Direito Financeiro -SBDF. A Faculdade Autônoma de Direito - FADISP já oferta a disciplina  para os alunos de graduação contribuindo para uma formação de qualidade.

Oferecida normalmente no 8ª período, tem por objetivo auxiliar a compreensão adequada do Direito Público e envolve outras as áreas como: Constitucional, Administrativo e Econômico. Francisco Jucá, professor da FADISP e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro, explica que o estudo dessa disciplina auxilia na formação crítica do operador em Direito. "Ela cuida da regulação das finanças públicas, dos recursos que o Estado arrecada".

Tendo em vista a importância de seu papel, o estudo de Direito Financeiro amplia as possibilidades de atuação dos graduados, pois possibilita o assessoramento jurídico a entidades públicas, empresas que tenham vínculo com os órgãos públicos, ou até mesmo, beneficiários dos serviços públicos.

Danilo Mondaini, estudante de Direito da FADISP, acredita que esta matéria garante um conhecimento aprofundado para os profissionais da área e também para a sociedade em geral.  Ele reforça que a aplicação da disciplina na instituição demonstra uma preocupação da FADISP no aperfeiçoamento do Direito Público no Brasil."A instituição não se prende ao tradicionalismo, fornecendo conteúdos necessários para a formação acadêmica".

A Faculdade Autônoma em Direito- FADISP sempre defendeu a inclusão do Direito Financeiro como disciplina obrigatória, e por isso, além da inclusão na grade curricular, apoiou eventos e congressos em São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Curitiba e Florianópolis que abordam sobre o tema.Francisco Jucá salienta que não só a FADISP, mas também o Grupo José Alves sempre estiveram na linha de frente para prestigiar o Direito Financeiro demonstrando sua importância para formação acadêmica e o aperfeiçoamento constante das instituições nacionais. "O presidente do grupo, José Alves Filho, inclusive foi homenageado pela Sociedade Brasileira do Direito Financeiro e pela Academia Paulista de Letras jurídicas pela abordagem do tema e por todos os Tribunais de Contas do Brasil."

Conheça o curso de Direito da FADISP

voltar