NOTÍCIAS

Curso superior é sinônimo de empregabilidade

10/11/2020

Cada vez mais a formação acadêmica tem se tornado um pré-requisito para o sucesso profissional. Afinal, o mercado de trabalho é exigente nas admissões e isso faz com que a empregabilidade no Brasil esteja altamente relacionada com a posse de um diploma de nível superior. Quem não tem um curso superior fica com poucas chances de competir. Então, descubra porque ter habilidades e competências são tão importantes no mundo do trabalho!

Ter um curso superior está na base não só da empregabilidade, mas também do sucesso de qualquer profissional. Em qualquer segmento do universo corporativo, todas as áreas profissionais são caracterizadas pelo uso de conhecimentos, ferramentas, processos e técnicas com relativo grau de especialização. A razão dessa demanda é simples e, ao mesmo tempo, fundamental: é preciso haver pessoas capacitadas o bastante para suprir as necessidades geradas pelos diferentes postos de trabalho.

Nessa perspectiva, as empresas buscam por profissionais que tenham as habilidades e as competências necessárias para colaborar de forma efetiva com o desenvolvimento dos seus processos produtivos. Essa procura se traduz nos procedimentos de recrutamento, nos quais são estabelecidos os pré-requisitos básicos para a seleção e a contratação de um profissional.

Com o desenvolvimento científico e tecnológico que caracteriza o mundo empresarial na atualidade, as companhias precisam de colaboradores que tenham formação acadêmica adequada. É por essa razão que o curso superior assume um papel fundamental, uma vez que ele propicia qualificação apropriada para que o seu concluinte exerça as funções demandadas em uma empresa.

A importância do curso superior para o mercado de trabalho estende-se a todas as áreas do conhecimento, profissões e ramos. Além disso, ter uma faculdade é essencial para quem pretende ingressar no serviço público, já que, na maioria das vezes, os concursos exigem formação em nível superior e, quando esse não é o caso, o que foi estudado na graduação tende a ser útil para a prova de seleção.

Valorização no mercado de trabalho

Profissionais que têm um curso superior levam maior vantagem competitiva quando comparados àqueles que não têm esse tipo de qualificação. Isso porque, mesmo que o colaborador seja capaz de desenvolver atividades que aprendeu por meio da prática, por exemplo, as empresas valorizam a formação acadêmica, que é muito mais completa e baseada em suporte teórico.

Esse diferencial - alcançado em razão da qualificação em nível superior - gera oportunidades notáveis de desenvolvimento na carreira. Em geral, seja qual for a área do conhecimento, o profissional que é graduado tem muito mais chances de ocupar cargos de importância e com maior valorização, uma vez que tem qualificação adequada para isso.

 

 

voltar