NOTÍCIAS

Curso da FADISP discute sobre epidemias mundiais

08/06/2021

A Faculdade Autônoma em Direito - FADISP realiza a partir do dia 05 de julho, o curso "Cinco Pestes, Cincos Textos Clássicos". Ele tem por objetivo discutir as grandes epidemias que marcaram o mundo.

Estas tragédias deixaram rastros na história e ao mesmo tempo se tornaram textos marcantes para a literatura mundial. O historiador Júlio Vellozo e ministrante do curso explica que estes acontecimentos catastróficos tornarão verdadeiros clássicos da história.

O curso irá abordar cinco grandes epidemias como: peste de Atenas no período da Grécia Antiga, peste Antonina durante o Marco Aurélio, a peste de 1300 na Europa Ocidental, a Peste Negra que influenciou as descobertas de Isaac Newton e a gripe Espanhola de 1918.  Júlio Vellozo diz que é inevitável não fazer comparação com a COVID-19, pois há traços em comum com estas pandemias.

A abordagem desta temática visa aumentar a bagagem cultural dos participantes e incentivar a leitura de clássicos da história. O professor Júlio Vellozo afirma que é fundamental para toda a população investir no aprimoramento cultural. "Nosso objetivo é oferecer caminhos para a leitura de clássicos que são verdadeiros patrimônios da humanidade."

Para profissionais do Direito, Júlio acredita que o conhecimento é um triunfo importante por ser uma área transdisciplinar. "Há na cultura jurídica brasileira uma valorização da curiosidade intelectual pelas Artes e pela História."

O curso será realizado de modo remoto, e os interessados em  participar devem acessar o site  e realizar a inscrição

voltar