NOTÍCIAS

Como se preparar para a prova da OAB?

23/02/2021

Todo operador do Direito deve portar a carteira da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) para atuar na advocacia. Para isso é importante que o profissional se prepare durante a graduação para realizar a prova da ordem com excelência.

O exame é composto por duas fases. A 1ª é objetiva e conta com 80 questões de múltipla escolha voltadas ás disciplinas obrigatórias do Direito como: Direitos Humanos, Ambiental e Internacional, Código de Defesa do Consumidor, entre outros. Nesta etapa, os estudantes devem focar nos regulamentos que regem o Estatuto da Advocacia e da OAB, além do Código de Ética e Disciplina que rege a ordem. Já a 2ª fase refere-se à elaboração de uma peça profissional e quatro questões discursivas. A redação pode envolver qualquer área do Direito Processual, escolhido pelo candidato no ato da inscrição.

O  planejamento é um fator  essencial para a assimilação de conteúdos.Austréia Magalhães, professora do curso de Direito da FADISP explica que é necessário  estudo da legislação brasileira , pois ela permite o entendimento de outras doutrinas. "Muitas pessoas esquecem de dedicar o tempo ao conhecimento deste item que é essencial para a área jurídica". Ela ainda afirma que é fundamental o aperfeiçoamento da língua portuguesa para o desenvolvimento da peça profissional com argumentos técnicos e coerentes com a prática jurídica.

É importante  também que o participante tenha conhecimento expressivo sobre o Vade Mecum, pois boa parte dos editais permite a utilização do livro para a procura de artigos.Além de uma rotina saudável como, a práticas de atividades físicas,  sono regular e alimentação balançeada  durante a preparação para o exame . A professora  Austréia ressalta  ainda que o participante deve estar tranquilo nas vésperas do exame e comparecer ao local de prova com antecedência.

Neste ano, a primeira fase da OAB será realizada no dia 07 de março e a segunda está programada para 02 de maio. Os candidatos que farão as provas devem portar documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta, em material transparente.

Conheça o curso de Direito da FADISP

voltar