NOTÍCIAS

Como evitar a procrastinação?

25/11/2020

Por Jhonatas Luis

Um dos principais obstáculos da produtividade é a procrastinação. Existem diversos fatores que podem contribuir para isso, como a dificuldade de concentração, o ambiente em que está trabalhando ou estudando e a falta de disciplina, por exemplo. Deixar para a última hora ou simplesmente não fazer algo que deveria é o tipo de decisão que prejudica o sucesso acadêmico e profissional de qualquer um. E apesar de parecer difícil, é possível tomar algumas atitudes que podem ajudar a ter um dia a dia mais produtivo. Confira a seguir as dicas que a Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) preparou para você!

Planeje as atividades previamente

Durante o trabalho ou estudos, é importante manter uma rotina seguindo horários, prazos e objetivos. Para não perder o foco, ter uma agenda ou bloco de anotações (físico ou digital) contendo as atividades do dia é fundamental. Além de conseguir visualizar as tarefas que deve executar, esse tipo de planejamento ajuda a criar uma rotina inteligente e produtiva do trabalho ou estudos. Tendo as atividades organizadas previamente, é possível desenvolvê-las por ordem de prioridade e também dividi-las em partes menores, o que facilita sua execução.

Elimine as distrações      

Outro fator que pode contribuir para a procrastinação são as distrações, principalmente quando estamos em home office. É crucial estabelecer uma distinção entre o trabalho/estudo e as atividades pessoais. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar de: colocar o celular em modo silencioso, desligar a TV, e deixar os afazeres de casa para ?depois do expediente?. É importante também evitar interagir com o seu pet ou com quem mora com você. Além disso, um ponto essencial é manter o local que trabalha ou estuda sempre limpo e organizado para que seu foco esteja no que importa naquele momento.

Pense no futuro

Seja no trabalho ou na vida acadêmica, a procrastinação pode prejudicar não só o dia de hoje como também o futuro. A reprovação em uma disciplina ou a demissão do emprego pode impedir que você alcance melhores colocações no mercado de trabalho e tenha sucesso profissional. Mas é importante não se punir quando perceber que está procrastinando, pois os sentimento negativos podem desmotiva-lo ainda mais. Ao invés disso, pequenas recompensas por executar as atividades pode ter ajudar a alcançar melhores resultados. A pausa para tomar uma xícara de café ou comer um bombom, são exemplos que você pode utilizar.

voltar