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Brasil ocupa antepenúltima posição em ranking internacional de educação

20/05/2014

Foi publicado no dia 08/05 uma matéria no Jornal O Estado de S. Paulo sobre a educação no mundo. O Brasil apareceu na 38ª posição entre os 40 países analisados, no The Learning Curve (Curva do Aprendizado), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Peason Internacional. O que mostra a piora do país no seu desempenho no índice.

Esse levantamento é relacionado com a produtividade do país, levando em conta habilidades cognitivas e de desempenho escolar. Mas os principais itens a serem usados, são dados educacionais de alfabetização e taxas de aprovação.

O relatório ressalta a ligação estatística entre o tempo médio gasto na escola por um estudante de um país e a produtividade dos trabalhadores. Aponta ainda que é imprescindível a qualidade da formação básica, mas a retenção de habilidades depende da continuidade da aprendizagem ao longe da vida adulta.

Este é o segundo relatório apresentado pelo projeto ?A Curva de Aprendizado?, que organiza dados complexos, obtidos de fontes diversas. Entre eles, o Brasil. O responsável pela elaboração do relatório menciona o interesse de Ministros da Educação em saber como melhorar seus sistemas educativos. Entre eles, não está o Brasil.

O relatório tem o diferencial de analisar a educação levando em conta o contexto socioeconômico de cada país, que guarda relações tanto de causa como de efeito de sistemas educacionais competentes ou incompetentes.

A Professora Dra. Andreia Tassiane Antonacci, do curso de Direito da FADISP, fez uma análise sobre o ranking da educação: 

?O Brasil está em fase de desenvolvimento educacional, hoje temos um maior número de escolas e há uma cobrança direta do Estado no ingresso, manutenção e continuidade do aluno na escola.

A concessão de bolsas e o incentivo ao estudo gera uma expectativa positiva diante o crescimento econômico e o saber. É preciso saber, conhecer bem para adquirir bons resultados no mercado de trabalho, não basta somente técnica, é preciso ter conhecimento intelectual.

O crescimento é moroso, entretanto, o governo tem aplicado avaliações aos alunos e as instituições de ensino, como forma eficaz de verificação do conhecimento, administrando de forma positiva a necessidade individual de cada um?.

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