NOTÍCIAS

DOUTORANDA DA FADISP É VENCEDORA DO PRÊMIO INNOVARE NA CATEGORIA ADVOCACIA!

08/12/2022

 Há 19 anos, o Prêmio Innovare destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso da população ao atendimento jurídico.

 O projeto ?Assessoria Jurídica aos Migrantes e Refugiados? idealizado pela doutoranda da FADISP, Denise Abreu Cavalcanti, venceu a 19ª edição do Prêmio Innovare na categoria Advocacia. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (7), no Supremo Tribunal Federal ? STF, em Brasília.

 A boa Iniciativa da equipe teve como ponto de partida a crise política e administrativa enfrentada pela Venezuela, onde crianças e adultos em situação de vulnerabilidade cruzaram e ainda cruzam as fronteiras brasileiras com o intuito de pedir refúgio. Entre famílias inteiras, crianças separadas e desacompanhadas dos pais, mais de 70 mil venezuelanos passaram a residir no Brasil. Para colaborar com o atendimento jurídico e o processo de interiorização destas pessoas surgiu a Assessoria Jurídica aos Migrantes e Refugiados.
 ?A nossa prática de assessoria jurídica voluntária começou no ano de 2019 em Boa Vista, junto aos imigrantes e refugiados da Operação Acolhida e assim eu criei esta prática e comecei trabalhando nela de maneira voluntária?, afirma a Dra. Denise Abreu Cavalcanti.

 Segundo a doutoranda: "Nós voluntários fazemos os atendimentos junto com os acadêmicos de Direito de uma Faculdade local, onde eles nos ajudam durante os processos além de disponibilizarmos advogados para realizarem as audiências.?

 Mais sobre o Prêmio Innovare:

 Criado em 2004, o Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare. Tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros loc

voltar