NOTÍCIAS

FADISP realiza curso sobre História e Arte

10/02/2021

Estão abertas as inscrições para o curso de curta duração "Razão e Revolução, História e História da Arte", ministrado pelos professores Felipe Martinez, doutor em História da Arte, e pelo doutor em História Social, Júlio Vellozo. Promovido pela FADISP em formato remoto a fim de prevenir a saúde de professores e participantes, o curso abordará acontecimentos cronológicos sobre artes e fatos marcantes que contribuíram para sua evolução.

De acordo com o professor Júlio Vellozo, serão discutidos eventos políticos, sociais, culturais e artísticos que marcaram os séculos XVIII e XIX tendo como eixo a história da arte e os processos revolucionários, especialmente os ocorridos na França. "Nosso objetivo é mostrar como novos usos dados à razão e novas maneiras de encarar a ação política transformaram profundamente a vida humana. No caso da arte veremos como ela foi, a um só tempo, produto e produtora deste novo mundo que emergiu", explica. 

As aulas acontecerão aos domingos, a partir das 14h, e as atividades terão início no dia 14 de março, totalizando 5 encontros. Para inscrições e mais informações, clique aqui.

Conheça os docentes:

Felipe Martinez - Doutor em História da Arte pela Unicamp e pós-doutorando no Museu de Arte Contemporânea da USP. Professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como MAM, MASP e Casa do Saber. Realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

João Vellozo -  Doutor em História Social da FFLCH/USP com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo - IEB/USP, graduação em História pela Universidade de São Paulo. Concluiu dois pós-doutorados, um na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca/Espanha e outro na Faculdade de Direito da USP. Foi membro titular do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES durante três anos.

voltar