Home > INSTITUCIONAL

Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP

Edit Content

Apresentação

Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Alfa Escola de Direito (UNIALFA/FADISP) desenvolve um trabalho de acompanhamento e apoio pedagógico a todos(as) os(as) alunos(as) com dificuldades de adaptação e aprendizagem nos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. O NAP investe sempre no desenvolvimento de ações integradas, apoiando o processo de ensino – aprendizagem, potencializando o desempenho acadêmico do(a) aluno(a). Partindo-se da perspectiva de múltiplas manifestações do processo educacional, o NAP oferece apoio para discentes e docentes, auxiliando na busca de melhores metodologias para estudo e novas estratégias em sala de aula, numa lógica didática multidimensional.

Dessa forma, o NAP elabora e coordena projetos de recuperação e nivelamento de estudos, além de oferecer orientações didático-pedagógicas que possibilitem a resolução de problemas que interfiram no desempenho acadêmico (mediante agendamento individual de orientação). Ao apoiar os esforços dos(as) alunos(as), com respeito às suas inteligências e potencialidades, o NAP garante o acesso à uma educação de qualidade. Não obstante, o Núcleo fomenta ações de integração de discentes com os projetos pedagógicos de curso (PPC) em ações interdisciplinares e formativas (ex. Monitoria).

Os atendimentos no Núcleo de Apoio Pedagógico são individuais, ou coletivos, realizados com seriedade e competência, mantendo sigilo absoluto das informações dos(as) acadêmicos(as) durante os atendimentos, auxiliando na resolução de questões que impactem no processo educacional e desempenho no curso. O NAP atua em conjunto com a Tutoria e Coordenações de Curso, objetivando a maximização dos elementos centrais do currículo de cada curso e formação integral dos(as) discentes.

Edit Content

Monitoria

Na Alfa Escola de Direito (UNIALFA/FADISP) a monitoria compreendida como um instrumento para a melhoria do ensino de graduação, sob supervisão do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e acompanhamento das coordenações de curso. Ela se organiza fomentando o protagonismo discente, em atividades supervisionadas de apoio às disciplinas dos cursos de graduação ou projetos, em especial por grupos de estudos para reforço acadêmico de alunos(as) com dificuldades em disciplinas. 

A monitoria é prevista pelo art. 84 da Lei Federal nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996) e art. 4º do Decreto Federal nº 66.315, de 13 de março de 1970; podendo ocorrer de forma voluntária ou mediante bolsa nos termos dos editais publicados semestralmente. As ações de monitoria são coordenadas por professores(as) doutores(as) da Instituição, fomentando relações positivas de apoio e solidariedade pelo corpo discente. Sob a ótica da autonomia, a monitoria oportuniza novas práticas e experiências pedagógicas, fortalecendo a articulação entre teoria e prática.

Para participar do programa de monitoria o(a) discente regularmente matriculado(a) poderá se inscrever no edital semestral de monitoria (informações abaixo), comumente disponibilizado no início do semestre letivo (fevereiro e agosto). As vagas são ofertadas por disciplinas ou projetos, possuindo como prerrequisito a afinidade do(a) discente com a disciplina ofertada e aprovação prévia no componente curricular ? nos projetos os requisitos são variáveis. Para maiores informações consultar o Regulamento de Monitoria (disponível na aba Documentos).

As atividades são realizadas de forma conjunta, entre professor(a) e aluno(a), e ligadas a uma disciplina ou projeto de curso de graduação, ocorrendo nas instalações da Alfa Escola de Direito (UNIALFA/FADISP) ou de modo remoto mediante plano de trabalho aprovado no inicio das atividades. A finalidade da monitoria é a de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes, fortalecendo os vínculos acadêmicos e aproximando os(as) discentes das atividades técnico-didáticas, sempre sob orientação de um professor(a) e a supervisão pedagógica do NAP e das coordenação dos cursos.

As inscrições são pelo formulário:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnc_ejrKm4Yyw9VBTqdMDB5DZ0A5NyP_Sg7pfhcmuivdFwWA/closedform

Edit Content

Nivelamento

Nivelamento 2023.1 (EAD)
O Programa de Nivelamento da FADISP – Faculdade Autônoma de Direito, busca atender alunos ingressantes na instituição que demostrem dificuldades em conteúdos básicos e necessários para sua trajetória acadêmica.
Observa-se que é comum ter essas dificuldades em acompanhar as disciplinas ministradas em razão da baixa qualidade de ensino que a maioria dos estudantes recebem nas séries iniciais. Além disso, em situações como a distorção de idade-série, que culminam com a conclusão do Ensino Fundamental e Médio em programas supletivos, são fatores que podem levar o aluno à desistência do curso.
 
Ao se deparar com essa realidade, a FADISP oferece o Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa ofertado gratuitamente aos estudantes no início de cada semestre letivo, com o objetivo de apoiar o aluno em seus estudos para uma melhor formação universitária.
 
1 – Objetivo
Nivelar estudantes ingressantes que demonstrem dificuldades em recuperar conteúdos que estejam dificultando o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o aluno possa continuar seus estudos de maneira eficaz.

2 – Público-alvo
Aberto a comunidade externa e estudantes dos 1º e 2º períodos dos cursos da FADISP.
 
3 – Carga horária
As aulas de Português serão disponibilizadas em modalidade de Ensino EAD, com carga horária de 12 horas.
 
Para ter direito ao certificado de participação do programa de Nivelamento, cujas as horas serão aproveitadas para totalização das atividades complementares, o aluno deverá ter 100% de frequência e finalizar todos os módulos.
 
4 – Inscrições 2023/1
Inscrições: 27 de fevereiro a 13 de março de 2023.
Período do curso: 01 de abril a 27 de maio de 2023.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Tele Sapiens.
 
5- Orientações para se inscrever no Programa de nivelamento 2023/1
Candidato ao programa, as inscrições para o Nivelamento EAD serão realizadas exclusivamente através do site https://unialfa.site/nivelamento no período assinalado.
Mais informações através do e-mail: nap.fadisp@unialfa.com.br ou pela Central de Atendimento da FADISP atenderá via WhatsApp em (011) 9 7387-3589.


Edit Content

Horário de Atendimento

Núcleo de Apoio Psicopedagógico(NAP)

O plantão de coordenação no NAP na FADISP ocorre às 3ªs feiras das 18h30min às 20h35min.

Endereço: R. João Moura, 313, Pinheiros, São Paulo – SP, CEP: 05412-001, subsolo, sala NAP/NEI

O atendimento de orientação ocorre mediante agendamento pelo e-mail nap.fadisp@unialfa.com.br

  • Segunda-feira das 17:30 às 20:00 
  • Quarta-feira das 18:00 às 20:30 

*Atendimentos de 30 minutos

Edit Content

Principais Atividades

Principais Atividades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP:

  • Atendimento Psicopedagógico: A partir das necessidades específicas de cada aluno(a) é possível a busca e decisão compartilhada sobre as propostas e tipos de apoios necessários. Entende-se que é através do apoio psicopedagógico que o(a) aluno(a) pode buscar soluções para questões que interferem em seu desempenho acadêmico, dentre as quais: organização do estudo, dificuldades de concentração, gestão do tempo e dificuldade de acompanhamento dos conteúdos de seu curso.
  • Programa de Monitoria: Engloba atividades por discentes de graduação com alto rendimento em determinada área. Em especial pela organização de grupos de estudos e outras ações para reforço acadêmico, destinados a alunos(as) com baixo rendimento escolar e/ou interesse em aprofundamento de estudos extraclasse. As atividades são realizadas de forma conjunta professor(a)-aluno(a), vinculadas a uma disciplina do curso de graduação ou projeto especial. Elas são realizadas nas instalações da Instituição, sob orientação de um professor(a) e a supervisão do NAP e da coordenação de curso.
  • Nivelamento em Língua Portuguesa: Aulas gratuitas de Língua Portuguesa, para os(as) acadêmicos(as) no início de cada semestre letivo. O curso prepara o(a) aluno(a), aprimorando sua capacidade de uso da norma culta, necessária à Educação Superior. Ao longo do semestre, são realizadas 04 aulas com duração de 3h cada (aos sábados, a depender de calendário). A carga horária pode ser aproveitada para a totalização das atividades complementares, desde que o(a) aluno(a) tenha, no mínimo, 75% de frequência. As inscrições para o nivelamento são realizadas exclusivamente de acordo com o Edital de cada semestre.

Edit Content

Objetivos do NAP

Objetivos do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP:

São atribuições no NAP:

  • Realizar atendimento psicopedagógico aos(às) acadêmicos(as) com dificuldade de aprendizagem, visando combater dificuldades que se refletem em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita e no pensamento lógico-matemático.
  • Atuar no Apoio Educacional com atendimento personalizado para desenvolvimento de hábitos de estudo.
  • Incentivar o desenvolvimento da pessoa humana por meio da utilização de seus próprios recursos e potencialidades.
  • Promover a integração no processo de ensino-aprendizagem entre os docentes e acadêmicos.
  • Organizar grupos de estudos e acompanhamento de casos específicos de dificuldades de aprendizagem.
  • Auxiliar na organização de horário individual de estudos e orientar os(as) aluno(as) a gerenciar o seu tempo de estudo.
  • Auxiliar professores(as) na busca de recursos pedagógicos adequados diante das necessidades da disciplina ou alunado.
  • Promover ações de orientação de carreiras jurídicas e inclusão no mercado de trabalho, em conjunto com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Objetivos do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP:

De acordo com o Regulamento do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), são objetivos:

  • – Realizar atendimento aos(às) acadêmicos(as) com necessidades educativas especiais, através de aconselhamento e orientação, visando combater os obstáculos que se refletem em dificuldades de concentração, atenção, memória, capacidade de análise, na leitura, escrita e no pensamento lógico-matemático.
  • II – Apoiar o(a) aluno(a) no processo educacional: atendimento personalizado para desenvolvimento de hábitos de estudo.
  • III – Incentivar o desenvolvimento da pessoa humana, por meio da utilização de seus próprios recursos e potencialidades.
  • IV – Incentivar a formação continuada dos(as) docentes(as).
  • V – Promover a integração no processo de ensino-aprendizagem entre docentes/acadêmicos.
  • VI – Organizar grupos de estudos e acompanhamento de casos específicos de dificuldades de aprendizagem.
  • VII – Organizar horário individual de estudos;
  • VIII – Orientar os(as) alunos(as) a gerenciar o seu tempo de estudos.
  • IX – Assessorar as coordenações de cursos e os(as) docentes no que diz respeito às questões referentes ao processo ensino-aprendizagem e/ou de natureza didático-pedagógica;
  • – Promover e participar ativamente dos eventos da IES seja de cunho pedagógico ou cultural.
  • XI -Acolher os(as) aluno(as) que ingressam nos cursos da Alfa Escola de Direito para melhor adaptação à vida acadêmica.
  • XII – Participar, juntamente com os demais membros da comunidade acadêmica, e em consonância com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), de encontros de discussão, grupos de estudos e outros.
  • XIII – Promover o programa de Nivelamento , que têm por objetivo retomar e aprimorar os conhecimentos da Educação Básica.
  • XIV – Promover e participar ativamente do programa de Monitoria.
  • XV – Auxiliar na promoção de uma vida acadêmica mais efetiva, com maior aproveitamento do ensino e da capacidade de aprendizagem.
  • XVI – Auxiliar na elaboração e revisão dos projetos pedagógicos de curso (PPC), mediante demanda de cada NDE.

Edit Content

Documentos



REGULAMENTO NIVELAMENTO 2022



CRONOGRAMA DE NIVELAMENTO 2022.2



EDITAL No. 38/2022 PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO
2022/2 ESCOLA DE DIREITO DA ALFA EDUCAÇÃO

Edit Content

Fale com o NAP

 

 

Nós ligamos pra você

Informe seus dados e receba a ligação de um especialista:



Nós ligamos pra você

Informe seus dados e receba a ligação de um especialista: