...

junho 9, 2025

FADISP participa do MOOT DO STF

FADISP participa do MOOT DO STF

 O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou o edital para a primeira edição do STF Moot, que é uma competição que simula o julgamento de um caso hipotético com o objetivo de estimular o estudo do direito constitucional e contribuir para a formação prática de estudantes de Direito.

A participação da FADISP no Moot do STF é mais uma oportunidade para que os alunos tenham experiências similares a atuação profissional, e que isso desperte suas competências e habilidades.

No dia 08 de maio, o STF divulgou as 343 equipes homologadas para participar dessa iniciativa inédita. E a FADISP está entre elas, com um time formado por estudantes da graduação (Julia Carvalho Adolphs Ramalho, Danilo Moreira Martins da Silva, Christiano Warto Cyrineu Wolf, Anna Beatriz Misael da Silva e Giovany Pereira Vieira) e mentorada pelas professoras Dra. Juliana Leme Faleiros- Coordenadora da Extensão e Responsabilidade Social- e Dra. Waleska Miguel Batista-Coordenadora da Graduação da FADISP.

No dia 19 de maio, aconteceu reunião virtual para esclarecimento de dúvidas com todas as equipes.

O STF Moot será realizado em duas fases. A primeira com entrega de memorias escritos, que serão avaliados por uma banca de especialistas. As duas equipes com maior pontuação serão convocadas para a fase final, que será realizada presencialmente na sede do STF, em Brasília.

Para a acadêmica Julia Carvalho Adolphs Ramalho “O Moot do STF vai muito além de uma simulação jurídica. É espaço privilegiado de formação crítica, técnica e institucional. É uma oportunidade única que a FADISP me proporcionou de debater temas constitucionais de grande relevância, aprimorar habilidades jurídicas e viver de perto a experiência de simular um julgamento na mais alta Corte do país” e afirma que “Participar dessa iniciativa histórica é um grande passo na minha formação como estudante de Direito e defensora da Constituição”.

O acadêmico Danilo Moreira Martins da Silva também está muito animado por integrar a equipe participante do Moot do STF, tanto que esclareceu que “Participar do primeiro MOOT do STF representa, para mim, uma experiência acadêmica e profissional de valor inestimável. Trata-se de uma oportunidade singular de aprofundar meus estudos constitucionais, especialmente no que diz respeito à sistemática da repercussão geral, sua admissibilidade e as complexidades do processo constitucional brasileiro”. O aluno entende que “a possibilidade de simular uma sustentação oral perante o Supremo Tribunal Federal, ainda durante a graduação, é vivenciar, de forma prática e intensa, aquilo que muitos juristas almejam ao longo de toda uma carreira”.

Os alunos sabem da importância profissional de realizar arguições no Supremo Tribunal Federal. “Sabemos que chegar ao STF com um recurso extraordinário, quanto mais sustentar oralmente diante da mais alta Corte do país, exige não apenas domínio técnico, mas também trajetória, preparo e oportunidade. Ter essa vivência agora é, sem dúvida, um marco que expande meus horizontes e reforça meu compromisso com a excelência na formação jurídica” afirma o acadêmico Danilo Moreira Martins da Silva.

Acompanhe a nossa participação pelas nossas redes sociais.

Nós ligamos pra você

Informe seus dados e receba a ligação de um especialista:

Nós ligamos pra você

Informe seus dados e receba a ligação de um especialista: