Home > INSTITUCIONAL

Biblioteca

Edit Content

Funcionamento no período de férias

Horário de Atendimento da Biblioteca no período de 01/07/2024 a 31/07/2024: 2ª a 6ª – 10h às 18h
Sábado – não há atendimento

Empréstimo especial de material bibliográfico com devolução prevista para o retorno as aulas em 12/08/2024.

Seu contato com a biblioteca foi atualizado

Segue nosso novo número de WhatsApp: (11) 94251-3267

Renovação

Para renovação de materiais envie uma mensagem para o whatsApp , deixe seu nome completo e matrícula. A equipe da FADISP irá retornar suas mensagens.

O limite máximo de renovações por este canal é de até 4  (quatro) renovações.

Pelo site o limite é de até 5 (cinco) renovações.

Sistema ALFA de Bibliotecas

O Sistema ALFA de Bibliotecas é constituído por três bibliotecas instaladas em diferentes campi: Goiânia (Biblioteca Central e Biblioteca Bueno) e São Paulo (Biblioteca FADISP). As bibliotecas são geridas pelo Sistema PERGAMUM de automação. Ele disponibiliza dados on-line dos documentos inseridos no catálogo geral das bibliotecas e possibilita a consulta a todas elas, permitindo recuperar e localizar as informações de interesse de forma geral ou por unidade específica.

O acervo das bibliotecas é atualizado diariamente e composto por aproximadamente 70.000 volumes. Eles são em forma de:

  • Livros e periódicos (nacionais e estrangeiros);
  • Produção intelectual da FADISP;
  • DVDS;
  • Fitas de vídeo;
  • Dissertações;
  • Base de dados;
  • Outros.

Com ênfase nos cursos ministrados nas instituições, o acervo das bibliotecas cobre as áreas de: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas. As bibliotecas disponibilizam terminais para consulta ao acervo em todas as unidades por meio do Consulta Web. Esta ferramenta permite os seguintes tipos de pesquisa: 

  • Pesquisa Geral – busca livre, por assunto e por autor;
  • Pesquisa Avançada – busca por Booleana e outros filtros;
  • Autoridades – busca por autor (pessoa, instituição, coleção, série e outros).

O objetivo das Bibliotecas ALFA é oferecer ao corpo docente, discente, pesquisadores e funcionários, acesso às informações e materiais técnico-científicos em áreas do conhecimento relacionadas às atividades de ensino realizadas pela instituição. Além disso, as Bibliotecas ALFA oferecem instalações adequadas para a realização de estudos e pesquisas.

Edit Content

Consulte nosso Acervo

Edit Content

Consulte o Manual

Edit Content

Revista Pensamento Jurídico

Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Pensamento Jurí­dico tem o objetivo de publicar artigos e resenhas que versem sobre temas, especificamente, afetos às áreas do programa de pós-graduação strictu sensu da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e suas linhas de pesquisa: Área do Mestrado: Função Social do Direito. Linhas de Pesquisa do Mestrado: 1. Acesso Justiça e 2. Função Social dos Institutos de Direito Privado. Área do Doutorado: Função Social no Direito Constitucional. Linhas de Pesquisa do Doutorado: 1. Acesso à Justiça nas Constituições e 2. Constitucionalização dos Institutos de Direito Privado.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações enviadas para Revista Pensamento Jurí­dico serão recebidas pela secretaria da revista que remeterá os arquivos, sem identificação, para análise dos pareceristas anônimos para avaliação qualitativa de forma e conteúdo (double-blind-peer review). Após a avaliação, o autor receberá a informação se o artigo foi aprovado, aprovado com ressalvas ou rejeitado. O autor terá acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação do parecerista. Os artigos aprovados com ressalvas e que venham a sofrer modificações oriundas das sugestões dos pareceristas deverão ser enviados novamente para Revista Pensamento Jurí­dico.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Sponsors

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

Estrato A3 – Qualis CAPES

Acesse as edições da Revista aqui: Revista Pensamento Jurídico (Qualis A3)
Edit Content

BIBLIOTECA

PORTAL DE PERÍODICOS CAPES

Períodicos da Capes

O Portal de Periódicos da Capes é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, acesso a diversas bases de dados, e-books e outros.

https://www-periodicos-capes-gov-br.ez324.periodicos.capes.gov.br/index.php?

Pergamum Sistema ALFA EDUCAÇÃO de Bibliotecas

O Sistema ALFA de Bibliotecas é constituído por três bibliotecas instaladas em diferentes campi:  Biblioteca Central e Biblioteca Buenoe São Paulo FADISP. O Pergamum disponibiliza dados on-line dos documentos inseridos no catálogo geral das bibliotecas e possibilita a consulta a todas elas, permitindo recuperar e localizar as informações de interesse de forma geral ou por unidade específica.

http://pergamum.alfa.br/pergamum/biblioteca/index.php?id=ALFA

Revista Pensamento Jurí­dico

A Revista Pensamento Jurí­dico tem o objetivo de publicar artigos e resenhas que versem sobre temas, especificamente, afetos às áreas do programa de pós-graduação strictu sensu da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e suas linhas de pesquisa.

https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico

Minha Biblioteca

Acesso a milhares de e-books da editora Pearson e editoras parceiras: Saraiva Jur, GEN | Grupo Editorial Nacional, Almedina, Atlas e entre outros.

https://login.vitalsource.com/backfill?brand=integrada.minhabiblioteca.com.br&redirect_uri=https%3A%2F%2Fintegrada.minhabiblioteca.com.br%2Fbooks%2F

Edit Content

Atualização do Acervo

Sobre o Acervo

Política de Atualização do Acervo abrange todas as modalidades de aquisição (compra, doação, assinatura e permuta) de tudo o que será disponibilizado aos alunos. As coleções são selecionadas e adquiridas com base no conteúdo programático das disciplinas. Esta seleção é realizada de acordo com as bibliografias básicas e complementares sugeridas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos pelos coordenadores e corpo docente, e sugestões dos bibliotecários.

Ao planejarem suas atividades acadêmicas, no início de cada semestre letivo, os professores e coordenadores encaminham as sugestões bibliográficas referentes à formação geral e específica dos cursos à biblioteca para a aquisição. Este procedimento mantém o acervo atualizado e garante sua expansão de modo ordenado e otimizado.

Quanto ao número de títulos, são adquiridos todos os indicados na bibliografia básica e pelo menos 2 (dois) da bibliografia complementar de cada disciplina. A quantidade de exemplares é proporcional ao número de alunos e segue as recomendações dos órgãos oficiais de educação. No entanto, é possível adquirir maior quantidade de exemplares, conforme a demanda de uso das obras.

Edit Content

Normas de Uso

Recomenda-se que os usuários observem as recomendações abaixo: 

  • Não fumar – Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996;
  • Não utilizar aparelhos celulares;
  • Não consumir alimentos e bebidas;
  • Manter silêncio, evitando conversar em tom incompatível com o ambiente das bibliotecas;
  • Não é permitido adicionar, remover programas, acessar páginas de conteúdo pornográfico, bate-papos e outros considerados inadequados;
  • Não é permitido sair da biblioteca com materiais sem a devida autorização ou empréstimo;
  • Repor obras extraviadas ou danificadas em casos de não devolução que estiverem sob sua responsabilidade;
  • Zelar pelos materiais sob sua responsabilidade, evitando: exposição ao sol e umidade; manusear com as mãos sujas, umedecer o dedo com saliva para passar as páginas de um livro; abrir o livro forçando a costura; riscar, rasgar ou arrancar folhas;
  • Sugerir melhorias para os serviços da Biblioteca;
  • Respeitar as normas de uso das Bibliotecas;
  • Observar os prazos indicados para a devolução dos materiais retirados por empréstimo;
  • Depositar sob a guarda do responsável pelo balcão de guarda-volumes as bolsas, sacolas e mochilas. Na saída, deverão retirar o seu material do guarda-volumes;
  • Consultar catalogo online e anotar o número de chamada antes de se dirigir ao balcão de atendimento;
  • Fazer reserva da sala de vídeo com antecedência;
  • Utilizar marcador de livro para marcar o ponto onde você parou sua leitura, sem dobrar, riscar ou fazer anotações nas páginas;
  • Comunicar ao setor de atendimento quaisquer danos verificados no material a ser emprestado;
  • Devolver os materiais emprestados em dia, evitando multas (calculadas por dia de atraso para cada obra ou serviço R$1,50).
Edit Content

Serviços

Aviso importante!

Prezado(a) aluno(a),

Seu contato com a biblioteca foi atualizado!!

Segue nosso novo número de whatsapp – 11 942513267

Renovação

Para renovação de materiais envie uma mensagem para o whatsApp , deixe seu nome completo e matrícula. A equipe da FADISP irá retornar suas mensagens.

O limite máximo de renovações por este canal é de até 4  (quatro) renovações.

Pelo site o limite é de até 5 (cinco) renovações

Empréstimos

Empréstimos domiciliares são feitos a usuários vinculados à instituição, com períodos determinados e conforme categoria do usuário e tipo de material.

USUÁRIO

MATERIAL

QUANTIDADE

PRAZO

 

FUNCIONÁRIOS

 

LIVROS

REVISTAS / PERIÓDICOS

DVD

CDs-ROM

 

 

4

2

1

2

 

 

8 dias

8 dias

2 dias

8 dias

 

DISCENTES

 

LIVROS

REVISTAS / PERIÓDICOS

DVD

CDs-ROM

 

4

2

1

2

 

8 dias

8 dias

2 dias

8 dias

 

DOCENTES

 

LIVROS

DISSERTAÇÃO / TESE

REVISTAS / PERIÓDICOS

DVD

CDs-ROM

 

5

1

2

1

2

 

30 dias

8 dias

8 dias

2 dias

8 dias

 

ALUNOS ESPECIAIS

 

LIVROS

DISSERTAÇÃO / TESE

REVISTAS / PERIÓDICOS

DVD

CDs-ROM

 

4

2

2

1

2

 

30 dias

8 dias

8 dias

2 dias

8 dias

 

EGRESSOS

 

LIVROS

REVISTAS / PERIÓDICOS

 

 

2

2

 

8 dias

8 dias

 

PÓS-GRADUAÇÃO

 

LIVROS

DISSERTAÇÃO / TESE

REVISTAS / PERIÓDICOS

DVD

CDs-ROM

 

4

1

2

1

2

 

15 dias

30 dias

15 dias

5 dias

15 dias

 

MESTRADO / DOUTORADO

 

LIVROS

DISSERTAÇÃO / TESE

REVISTAS / PERIÓDICOS

DVD

CDs-ROM

 

5

1

2

1

3

 

30 dias

30 dias

30 dias

5 dias

30 dias

Multa: A não devolução do material no prazo estipulado acarretará multa de R$ 1,50 por dia de atraso. A multa é aplicada por cada volume. 

  • Visita monitorada

No início de cada ano letivo, os docentes e coordenadors que desejarem podem agendar visitas monitoradas, onde serão apresentados recursos de pesquisa e serviços oferecidos pela biblioteca. Podem agendar pelo telefone ou e-mail: biblioteca.fadisp@unialfa.com.br/ (11) 2395-7525.

  • Empréstimo domiciliar

Na biblioteca da Fadisp as obras do acervo podem ser emprestads pelos discentes, docentes, coordenadores e colaboradores. O empréstimo domiciliar tem um prazo de devolução para cada categoria de usuário e material (ver tabela acima).

  • Catalogação na publicação

É um serviço de elaboração dos dados internacionais de catalogação (ficha catalográfica) para trabalhos de pós-graduação (dissertações e teses) antes de sua publicação. A ficha é elaborada por um bibliotecário de acordo com as normas internacionais (AACR2 – Anglo-American Cataloging Rules – 2. ed.), obrigatório para efeito de depósito legal. Esta deve ser impressa no verso da página de rosto.

Como solicitar: encaminhe a solicitação para a biblioteca da Fadisp pelo e-mail: biblioteca.fadisp@unialfa.com.br. O prazo máximo para atendimento é de 2 dias úteis.

  • Orientações das normas da ABNT

Os Alunos da instituição podem solicitar orientações das normas da ABNT. O resumo das normas da ABNT está disponível para consulta aqui. Além disso, o estudante pode agendar visita para receber orientações com a bibliotecário.

  • Levantamento bibliográfico

Os estudantes com projeto de pesquisa e/ou monografia em andamento podem solicitar um levantamento bibliográfico inicial para a fundamentação teórico-empírica de sua pesquisa. Basta entrar em contato (com 30 dias de antecedência) pelo e-mail: biblioteca.fadisp@unialfa.com.br

Horário Regular de atendimento

Biblioteca Pinheiros

Segunda a sexta-feira: das 16h00min às 22h00min

Sábados alternados da 8h00 as 12h00

Intervalo: das 20h00 as 20h15

Tutorial

Acesse o link para ter acesso a grvação do Tutorial de Acesso a Plataforma Digital: ACESSE AQUI

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Nós ligamos pra você

Informe seus dados e receba a ligação de um especialista:



Nós ligamos pra você

Informe seus dados e receba a ligação de um especialista: