NOTÍCIAS

FADISP LEVA ESTUDANTES PARA CONHECER TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - 3ª REGIÃO

27/10/2017

No dia 19/09, 25 alunos do curso de Direito da FADISP, fizeram uma visita técnica monitorada, ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Com o objetivo de conhecer a organização e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, a visita foi monitorada e acompanhada pela coordenadora do curso de Direito da Faculdade, Andreia Tassiane Antonacci. "Levar os estudantes a visitas monitoradas tem intuito de aliar o conhecimento técnico da sala de aula à prática da atividade profissional. Na graduação, nós falamos sobre o Poder Judiciário, mas os alunos não têm a noção de como ele funciona realmente", afirmou a professora.

A visita realizada pelos estudantes da FADISP faz parte do projeto "TRF3 de Portas Abertas", que explica aos mesmos como é o funcionamento do Tribunal e da Justiça Federal de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

No início do projeto foi apresentado um vídeo institucional e ministradas palestras aos visitantes, que abordaram o histórico da Justiça Federal e a estrutura dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região. O juiz federal da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, Eurico Zecchin Maiolino finalizou a primeira parte da visitação conversando sobre Conciliação, que é uma forma consensual de solucionar conflitos.

Na segunda parte do "Portas Abertas", os alunos participaram de uma sessão de julgamento da Primeira Turma. Os estudantes também presenciaram a rotina da Subsecretaria da 11ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni.

O encerramento da visita ficou por conta do desembargador federal Gilberto Jordan, presidente da Nona Turma do TRF3. Ele conversou com os visitantes sobre a carreira, imparcialidade judicial, diferenças entre concursos federal e estadual, suas vivências e necessidade de seriedade na formação profissional já na faculdade.

O TRF3 de Portas Abertas é uma forma de transparência da administração do Tribunal e também uma maneira de aproximar a instituição da sociedade. "Na época em que cursava Direito não havia projetos como esse. É uma forma de divulgar e aclarar a população sobre as peculiaridades do Poder Judiciário", afirmou Gilberto.

Clique aqui e confira as fotos

voltar